Medicina Especialidade Acunpuntura

Determinada paciente teve um único filho, em uma gestação que transcorreu sem intercorrências até 36 semanas, mas culminou em um parto cesáreo de emergência. Essa criança foi amamentada pela mãe até os 2 anos de idade e cresceu saudável. A paciente sempre se preocupou com a realização dos exames ginecológicos preventivos, e atualmente, ela está com 45 anos de idade e ainda se encontra na menacme. Durante avaliação anual com o ginecologista particular dela, essa paciente foi submetida a mamografia bilateral, com achado de alterações tipo BIRADS III, citopatológico do esfregaço cervical, com achados normais e ultrassonografia transvaginal.

No ano anterior, a mamografia havia apresentado alterações tipo BIRADS II e citopatológico do esfregaço cervical também normal.

Considerando esse caso clínico e a respeito dessas estratégias de prevenção, da frequência recomendada e das respectivas doenças alvo, julgue os itens a seguir.

Segundo o Ministério da Saúde, a próxima citopatologia do esfregaço cervical para rastreamento da neoplasia de colo uterino deve ser realizada em dois anos.

  • C. Certo
  • E. Errado