Imagem de fundo

No que diz respeito à sistematização da reanimação neonatal, julgue os seguintes itens ...

No que diz respeito à sistematização da reanimação neonatal, julgue os seguintes itens de acordo com as normas do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria.

I Toda criança que nascer sem respirar deve ser considerada em apneia primária e receber oxigênio inalatório como medida terapêutica.

II As medidas iniciais são: prover calor e posicionar o recémnascido em decúbito dorsal sob leve declive e estender levemente o pescoço. Depois, aspirar vias aéreas, se necessário.

III Todo recém-nascido que nascer em apneia e envolto em líquido meconial deve ser imediatamente aspirado por meio de tubo orotraqueal.

IV Considerando que uma criança, ao nascer, respire regularmente, apresente frequência cardíaca de 140 bpm e tenha cianose das extremidades nos primeiros vinte segundos de vida, o médico deverá administrar oxigênio a 100% por via inalatória até desaparecer a cianose.

V A ventilação com balão autoinflável, máscara e oxigênio a 100%, se usada adequadamente, consegue resolver menos da metade dos casos em que é necessário reanimar um neonato na sala de parto.

A quantidade de itens certos é igual a

A

1.

B

2.

C

3.

D

4.

E

5.