Imagem de fundo

Um lactente com quinze dias de vida foi levado ao pediatra porque os pais achavam que e...

Um lactente com quinze dias de vida foi levado ao pediatra porque os pais achavam que ele estava ictérico desde que saiu da maternidade. Os dados do nascimento na carteira da criança mostravam que não havia incompatibilidade sanguínea. No dia anterior, foi realizado exame que revelava aumento de bilirrubina direta. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa corretaUm lactente com quinze dias de vida foi levado ao pediatra porque os pais achavam que ele estava ictérico desde que saiu da maternidade. Os dados do nascimento na carteira da criança mostravam que não havia incompatibilidade sanguínea. No dia anterior, foi realizado exame que revelava aumento de bilirrubina direta.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

A
A ultrassonografia de fígado e vias biliares é a principal ferramenta para afastar a hipótese de diagnóstico de atresia de vias biliares.
B
A principal hipótese diagnóstica é de icterícia benigna relacionada ao aleitamento materno.
C
Deve-se afastar a suspeita de hepatite neonatal, fazer seguimento clínico e laboratorial e indicar biópsia hepática se não houver regressão até os quatro meses de vida.
D
Entre os diagnósticos possíveis, a fibrose cística deverá ser pesquisada.
E
O relato materno de que as fezes que observa às trocas de fralda são amareladas afasta o diagnóstico de atresia de vias biliares.