Imagem de fundo

Um paciente de dois anos de idade, portador de encefalopatia crônica não evolutiva secu...

Um paciente de dois anos de idade, portador de encefalopatia crônica não evolutiva secundária à anóxia neonatal e epilepsia, em uso correto e regular de fenobarbital, sem escapes convulsivos há mais de um ano segundo a mãe, passou em consulta ambulatorial há cerca de dez dias, quando foi orientado o uso de baclofeno. Há um dia, o paciente evoluiu com dois episódios de crises convulsivas tônico-clônicas com duração menor que cinco minutos, entretanto a família não o levou ao serviço de emergência, pois julgou que as crises eram de curta duração. Há vinte minutos, o paciente voltou a apresentar crise convulsiva tônico-clônica generalizada e, como não apresentou resolução espontânea, foi levado ao serviço de emergência.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

A
Após resolução do quadro convulsivo, estão indicados a coleta de líquor e exames gerais para investigação de processo infeccioso.
B
A administração de benzodiazepínico via intramuscular não deve ser considerada, pois o paciente está em vigência de crise convulsiva.
C
Após tratamento do quadro convulsivo, deve-se realizar a anamnese, em diferentes momentos, para investigar síndrome de maus tratos.
D
Após tratamento do quadro convulsivo, deve-se realizar a anamnese, em diferentes momentos, para investigar síndrome de maus tratos.
E
O baclofeno pode reduzir o limiar de convulsão, sendo a provável causa da descompensação.