Imagem de fundo

Todos os anestésicos locais utilizados clinicamente são drogas aminoamidas ou aminoeste...

Todos os anestésicos locais utilizados clinicamente são drogas aminoamidas ou aminoesteroides. Conceitualmente, esses fármacos são substâncias que, quando utilizadas em doses adequadas e em regiões anatômicas definidas, são capazes de bloquear a condução dos impulsos elétricos na membrana das células nervosas e musculares. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
A
O grau de ionização da molécula do anestésico local interfere no início de ação do agente. A fração não ionizada é capaz de atravessar a membrana celular.
B
A toxicidade do sistema cardiovascular pode se processar por ação direta na célula cardíaca e nos vasos sanguíneos periféricos, sendo mais suscetível aos anestésicos locais que o sistema nervoso.
C
O aumento do tamanho de substitutos alquil tornam a molécula mais hidrofóbica. Os anestésicos locais que apresentam essa estrutura são mais potentes e produzem bloqueio de maior duração.
D
A acidose metabólica e/ou a acidose respiratória diminuem a ligação dos anestésicos locais às proteínas plasmáticas. Por outro lado, a acidose aumenta a forma catiônica do anestésico local, o que pode diminuir a velocidade de difusão através da barreira lipídica.