Medicina Especialidade Anestesiologia

Todos os anestésicos locais utilizados clinicamente são drogas aminoamidas ou aminoesteroides. Conceitualmente, esses fármacos são substâncias que, quando utilizadas em doses adequadas e em regiões anatômicas definidas, são capazes de bloquear a condução dos impulsos elétricos na membrana das células nervosas e musculares. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. O grau de ionização da molécula do anestésico local interfere no início de ação do agente. A fração não ionizada é capaz de atravessar a membrana celular.
  • B. A toxicidade do sistema cardiovascular pode se processar por ação direta na célula cardíaca e nos vasos sanguíneos periféricos, sendo mais suscetível aos anestésicos locais que o sistema nervoso.
  • C. O aumento do tamanho de substitutos alquil tornam a molécula mais hidrofóbica. Os anestésicos locais que apresentam essa estrutura são mais potentes e produzem bloqueio de maior duração.
  • D. A acidose metabólica e/ou a acidose respiratória diminuem a ligação dos anestésicos locais às proteínas plasmáticas. Por outro lado, a acidose aumenta a forma catiônica do anestésico local, o que pode diminuir a velocidade de difusão através da barreira lipídica.