Imagem de fundo

A adolescência é um período de consolidação da personalidade, de novas descobertas e de...

A adolescência é um período de consolidação da personalidade, de novas descobertas e de instabilidade emocional. Por serem dependentes dos mais velhos, sejam os pais ou os responsáveis econômicos, os adolescentes, particularmente os de famílias de baixa renda, ficam submissos ao ambiente físico e social em que vivem e, portanto, são muito vulneráveis. Essa vulnerabilidade pode afetar sua saúde, mesmo na ausência de doenças, por meio de abalos ao estado psicológico, social ou mental. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A
No Brasil, as principais vulnerabilidades que acometem os adolescentes são os riscos inerentes a alcoolismo e conflitos entre casais, que os tornam vítimas de violências domésticas.
B
O comportamento dos adolescentes pode torná-los mais vulneráveis ao risco de envolvimento com drogas, gravidez precoce e prática de roubo.
C
O conselho tutelar é um órgão público cujos membros são escolhidos pelo Ministério Público e que atua no âmbito estadual para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente a fim de garantir seu bem-estar físico, mental e social.
D
Falta de espaços para lazer, relações de vizinhança e proximidade da localização dos pontos de venda controlados pelo tráfico de drogas também são fatores de risco importantes.
E
As principais formas de transgressão dos direitos dos adolescentes no Brasil são o abandono, o trabalho precoce e a exploração sexual.