Imagem de fundo

Criança, 2 anos de idade, com dificuldades para evacuar de início recente, porém insidi...

Criança, 2 anos de idade, com dificuldades para evacuar de início recente, porém insidioso. Refere dor em baixo ventre. Em investigação diagnóstica por imagem, encontramos massa sólida em região sacrococcígea sem componente externo. Assinale a alternativa que apresenta a conduta CORRETA para este caso.

A

Trata-se de um tumor sacrococcígeo tipo IV. A cirurgia deve ter incisão sacral com remoção do cóccix e ligadura precoce dos vasos sacrais. O tipo histológico mais frequente é o teratoma.

B

Trata-se de um tumor sacrococcígeo tipo III. A cirurgia deve ter incisão sacral com remoção do cóccix e ligadura precoce dos vasos sacrais. O tipo histológico mais frequente é o rabdomiossarcoma botrioide.

C

Caso comumente diagnosticado como tumor benigno, que não necessita cirurgia, bastando acompanhamento com imagem.

D

Apresentação frequente de tumor de pequenas células redondas e azuis na idade descrita. A conduta envolve radioterapia logo após a quimioterapia neoadjuvante.

E

O linfoma é uma hipótese diagnóstica que deve ser afastada antes de qualquer medida cirúrgica, visto que comumente se apresenta em localização sacrococcígea na primeira infância.