Imagem de fundo

Mulher de 68 anos, totalmente sedentária há décadas, conta que tem intenção de iniciar ...

Mulher de 68 anos, totalmente sedentária há décadas, conta que tem intenção de iniciar um programa de atividade física em academia, mas está na dúvida em relação ao melhor tipo de exercício, a intensidade e a duração por semana. Diz também que a sua maior motivação é a insistência das amigas, que querem companhia para elas também, começarem a se exercitar.

A recomendação mais adequada para esta paciente é:

A

Tornar-se mais ativa no dia a dia, deslocar-se mais a pé, evitar elevadores, executar tarefas domésticas dinâmicas e unir-se às amigas em caminhadas de duração progressiva.

B

Consultar um médico para fazer exames da pressão arterial, colesterol total e frações, glicemia e um teste cardíaco funcional como o ergométrico ou ecocardiograma pós-estresse.

C

Escolher uma academia com piscina, pois natação é uma atividade física completa e sem riscos para a saúde, com melhor impacto cardiorrespiratório e ósteo-muscular a médio e longo prazo.

D

Procurar um educador físico especialista em idosos para testar suas habilidades físicas e equilíbrio e prescrever exercícios que fortaleçam os vários grupos musculares.