Imagem de fundo

Paciente com 30 anos de idade apresenta há 30 dias falta de ar aos esforços, dor em hip...

Paciente com 30 anos de idade apresenta há 30 dias falta de ar aos esforços, dor em hipocôndrio direito, aumento do volume abdominal, edema de membros inferiores e perda de peso. O exame clínico evidencia: pressão arterial de 110/70 mmHg, freqüência cardíaca de 90 bpm, ritmo cardíaco regular em 2 tempos, bulhas hipofonéticas, presença de knock pericárdico e sopro sistólico suave, grau 1/6, em foco tricúspide e pulso venoso de Kussmaul, ausência de pulso paradoxal, pulmões limpos, sinais de ascite e hepatomegalia dolorosa, edema de membros inferiores. O eletrocardiograma de repouso mostra ritmo sinusal, freqüência ventricular de 90 bpm, eixo do QRS a +95°, QRS com baixa voltagem no plano frontal, onda P entalhada, alterações difusas da repolarização ventricular. Radiografia de tórax: área cardíaca normal, calcificação pericárdica posterior. Ecodopplercardiograma: Pericárdio espessado com diminuição do deslizamento entre suas camadas, sem derrame pericárdico, fração de ejeção de 60%. Com base nessas informações marque a única opção correta.

A

O knock pericárdico é um ruído prolongado, auscultado na diástole, na fase de sístole atrial.

B

O pulso paradoxal é melhor constatado pela esfigmomanometria e representa uma queda, maior ou igual a 10 mmHg, da pressão arterial sistólica, durante a expiração forçada.

C

O principal diagnóstico diferencial, nessa condição clínica, deve ser entre pericardite constritiva e tamponamento cardíaco.

D

o pulso venoso de Kussmaul é o aumento da pressão venosa central durante a expiração, indicando uma restrição diastólica.

E

Nessas situações clínicas, a onda P entalhada é encontrada em 50% dos pacientes com ritmo sinusal.