Imagem de fundo

Assinale a opção correta acerca da aterosclerose e da doença coronariana obstrutiva.

Assinale a opção correta acerca da aterosclerose e da doença coronariana obstrutiva.

A

A instabilidade e a ruptura das estrias gordurosas determinam a exposição de substâncias que induzem ativação, adesão e agregação das plaquetas, geração de trombina e formação do trombo, que oclui a artéria coronária e causa infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST.

B

O infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e onda Q representa a via final comum de todas as síndromes coronarianas agudas.

C

Vários estudos científicos têm demonstrado o benefício do uso de terapia trombolítica farmacológica em pacientes com angina instável, por isso as diretrizes relativas à abordagem dessa síndrome coronariana formuladas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (2001) e pelo Colégio Americano de Cardiologia recomendam seu uso.

D

Há fortes evidências científicas que indicam que o ácido acetilsalicílico (AAS), um inibidor irreversível da ciclooxigenase plaquetária, apresenta real benefício em todas as formas de expressão clínica das síndromes coronarianas agudas, sendo recomendado seu uso tanto pelas diretrizes norte-americanas quanto pelas brasileiras.

E

As diretrizes relativas à abordagem do infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST apresentadas pelo Colégio Americano de Cardiologia recomendam o uso de magnésio, por via intravenosa, para prevenção de taquiarritmias graves (taquicardia ventricular e fibrilação ventricular, por exemplo), mesmo quando os níveis séricos de eletrolítico estiverem dentro dos limites normais.