Imagem de fundo

Ritmo fisiológico do coração, que se origina no átrio direito alto, observado no ECG de...

Ritmo fisiológico do coração, que se origina no átrio direito alto, observado no ECG de superfície pela presença de ondas P positivas nas derivações D1, D2 e aVF. O eixo de P pode variar entre -30° e +90°. A onda P normal possui amplitude máxima de 2,5 mm e duração inferior a 110 ms, podendo ocorrer modificações de sua morfologia a depender da frequência cardíaca.

A

A indicação do estudo ecocardiográfico com o objetivo de avaliar a função sistólica do ventrículo esquerdo (VE) corresponde a uma das principais aplicações clínicas desse método diagnóstico.

B

Algumas variáveis de função diastólica, como o tempo de desaceleração da onda E e a relação E/e’, não apresentam boa correlação com a pressão capilar pulmonar e não têm valor prognóstico adicional à FE do VE.

C

O treinamento físico prolongado e intenso não está associado a alterações morfológicas do coração, como os aumentos da cavidade do VE, da espessura de suas paredes e de sua massa miocárdica.

D

Não é considerada uma das recomendações do ecocardiograma em pacientes com sopro: realizar em pacientespacientes assintomáticos com sopros mesmo se indicativos de alta probabilidade de doença cardíaca.

E

Não está recomendada ecocardiografia na estenose mitral com objetivo do diagnóstico e avaliação de lesão valvar associada.