Imagem de fundo

Com relação à cardiopatia chagásica crônica (CCC), marque a alternativa CORRETA:

Com relação à cardiopatia chagásica crônica (CCC), marque a alternativa CORRETA:

A

O diagnóstico da CCC baseia-se na epidemiologia positiva, anamnese e nos exames físico, eletrocardiográfico, radiológico e sorológico específicos.

B

Devido à alta parasitemia na fase crônica da doença de Chagas, os testes parasitológicos são utilizados e testes sorológicos baseados na detecção do T. cruzi devem ser rotineiramente empregados para o estabelecimento da etiologia da cardiopatia.

C

O diagnóstico sorológico da infecção pelo T. cruzi é confirmado (ou excluído) pelo emprego de apenas um teste sorológico que comprove a existência de anticorpos anti-T. cruzi, sendo os testes sorológicos mais empregados e de maior utilidade: o ensaio imunoenzimático (ELISA), a imunofluorescência indireta (IFI) e a hemaglutinação indireta (HAI).

D

As alterações eletrocardiográficas constituem, habitualmente, o primeiro indicador da CCC, inicialmente caracterizadas por retardos transitórios ou fixos da condução atrioventricular, da condução no ramo direito e que na evolução, com o aparecimento de distúrbios de contratilidade, global ou segmentar leva a alterações no ECG que podem ter implicações prognósticas relevantes.