Imagem de fundo

José é um senhor de 70 anos que está em tratamento com BCG intravesical para neoplasia ...

José é um senhor de 70 anos que está em tratamento com BCG intravesical para neoplasia de bexiga. Ele apresenta infecções urinárias de repetição e não tem comorbidades prévias. Há cerca de um mês apresenta febre vespertina (38 a 38,5 ºC), sudorese, perda ponderal (8 kg) e cansaço progressivo e por isso realizou um ecocardiograma transtorácico. As imagens mostram vegetação de 13 mm em valva aórtica, com regurgitação grave e disfunção sistólica do ventrículo esquerdo importante. Também foram coletadas hemoculturas, nas quais há crescimento de , com antibiograma mostrando Enterococcus faecalis germe multissensível. Das opções abaixo, assinale a conduta mais apropriada para este paciente.

A

ampicilina 2 g venosa de 4/4h associada a gentamicina 1 mg/kg venosa de 8/8h, ambas durante 4 a 6 semanas. A indicação de cirurgia cardíaca depende da evolução clínica após o tratamento.

B

ampicilina 2 g venosa de 6/6h por 4 a 6 semanas; associar gentamicina 1 mg/kg venosa uma vez ao dia nos primeiros 3 a 5 dias. Não há indicação de cirurgia.

C

ampicilina 2 g venosa de 4/4h associada a gentamicina 1 mg/kg venosa de 8/8h, ambas durante 4 a 6 semanas. Há indicação de cirurgia cardíaca.

D

Ceftriaxone 1 g venoso de 12/12h por 4 a 6 semanas. Há indicação de cirurgia cardíaca.

E

Penicilina G cristalina 18 milhões de unidades venosas dividida em 6 tomadas diárias associada com oxacilina 2 g venosa de 4/4h e gentamicina 1 mg/kg uma vez ao dia, durante 4 semanas. A indicação de cirurgia cardíaca depende da evolução clínica após o tratamento.