Medicina Especialidade Cardiologia

Na alimentação da criança no 1º ano de vida, são necessárias complementações, como ferro e algumas vitaminas, tendo em vista a baixa concentração no leite materno e nos alimentos. Em relação à vitamina D, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São fontes de vitamina D a sardinha enlatada, atum, salmão, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado de boi e as fórmulas lácteas fortificadas.

( ) A quantidade de vitamina D em 1 litro de leite materno é de 20 a 40 UI e na mesma quantidade de leite de vaca é 40 UI.

( ) São considerados grupos de risco para hipovitaminose D os hepatopatas e nefropatas crônicos, obesos, prematuros, celíacos, pacientes com fibrose cística, doença inflamatória intestinal e pacientes que usam medicamentos como os anticonvulsivantes.

( ) No estágio III da hipovitaminose D, os níveis séricos de cálcio e fósforo estão reduzidos, assim como os níveis séricos de fosfatase alcalina e do paratormônio (PTH).

( ) O Ministério da Saúde recomenda doses profiláticas diárias de vitamina D iniciando-se aos 4 meses de idade até os 2 anos de vida.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, F, F, V, V
  • B. V, V, V, F, F
  • C. F, F, F, V, F
  • D. F, V, V, F, V