Imagem de fundo

A Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica (GNDA) é uma doença aguda de base im...

A Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica (GNDA) é uma doença aguda de base imunológica que se caracteriza por um processo inflamatório, não supurativo, em todos os glomérulos de ambos os rins, sendo considerada, junto com a febre reumática, sequela tardia da infecção por cepas nefritogênicas de Streptococcus pyogenes. Em relação à GNDA, assinale a assertiva correta.

A

A tríade clássica compreende a presença de edema, hipertensão e hipoalbuminemia.

B

É mais comum em meninas, na proporção de 2:1, é uma doença rara antes dos 3 anos e o pico de incidência é aos 5 anos de idade.

C

Dos exames complementares necessários para o diagnóstico destacam-se o exame simples de urina, onde pode-se evidenciar proteinúria acima de 50 mg/kg/dia, com frequência, além de hematúria, leucocitúria e cilindrúria.

D

O tratamento envolve repouso, dieta com restrição proteica e de sal, restrição hídrica, diurético e hipotensor que somente deve ser utilizado quando houver o desaparecimento do edema e da oligúria e se mantiverem níveis tensóricos elevados ou nos casos de hipertensão sintomática.