Medicina Especialidade Cirurgias Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Uma paciente de 38 anos de idade realizou tratamento cirúrgico para obesidade, há dois anos, por meio da técnica de bypass, ou cirurgia de Fobi‐Capella. Apresentou perda de 42 quilos e está com índice de massa corpórea atual de 22 kg/m2. Refere episódios de dor epigástrica e vômitos esporádicos nos últimos seis meses. Há três dias, apresenta piora da dor, com vômitos frequentes, e não consegue se alimentar nem de sólidos nem de líquidos. Ao exame, apresenta abdome doloroso em epigástrio e pouco distendido, sem sinais de peritonite.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

  • A. A paciente tem gastrite. Sendo assim, o melhor para ela seria realizar uma endoscopia digestiva alta e receber antiácidos.
  • B. No momento, a paciente apresenta um provável quadro de abdome agudo obstrutivo por hérnia interna. A realização de tomografia confirma o diagnóstico e seu tratamento é operatório de urgência.
  • C. A paciente apresenta os sintomas clássicos de fístula do estômago excluso, devendo ser reoperada imediatamente.
  • D. A paciente apresenta síndrome de Dumping e deve ser orientada quanto à sua alimentação para melhora do quadro.
  • E. A paciente apresenta síndrome da alça aferente, devendo realizar exame de cápsula endoscópica para identificar lesão típica em íleo terminal.