Uma paciente de 63 anos de idade, diabética e hipertensa, foi ao hospital, queixando&#8...

Uma paciente de 63 anos de idade, diabética e hipertensa, foi ao hospital, queixando‐se de lesão perianal que sujava a roupa íntima, com secreção purulenta, há três dias. Ao exame físico, apresentava orifício perianal com secreção purulenta e área de hiperemia e crepitação, acometendo nádegas, raiz da coxa e vulva, estava confusa e referia constipação e inapetência nos últimos dias.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

A
Trata‐se de síndrome de Fournier e deve ser tratada com antibióticos e câmara hiperbárica, uma vez que já tem drenagem espontânea.
B
Trata‐se de um abscesso perianal complicado, com constipação, e deve receber antibiótico e clister glicerinado.
C
Trata‐se de síndrome de Ogilvie, devendo‐se realizar colonoscopia descompressiva ou cirurgia para drenagem do reto e colostomia de proteção.
D
Trata‐se de síndrome de Fournier, necessitando de tratamento de urgência para drenagem ampla do abscesso, de ressecção dos tecidos desvitalizados e de antibioticoterapia.
E
Trata‐se de síndrome de Fournier, necessitando de tratamento de urgência para drenagem ampla do abscesso e de colostomia de proteção, mesmo quando o tônus anal estiver preservado, porque facilita a limpeza da região.