Imagem de fundo

Várias famílias e gêneros de lagartas denominadas urticantes podem causar acidentes. O ...

Várias famílias e gêneros de lagartas denominadas urticantes podem causar acidentes. O gênero Lonomia é o único responsável por quadro sistêmico que pode evoluir com complicações e óbito por hemorragias. São sinais e sintomas desse acidente, EXCETO:

A

Dor em queimação de início imediato e muitas vezes intensa e irradiada para o membro e eventualmente acompanhada por prurido; edema e eritema, muitas vezes com lesões puntiformes decorrentes da compressão das cerdas na pele.

B

Infartamento ganglionar regional, quando presente, é característico; vesiculação e, mais comumente, bolhas e necrose na área do contato na evolução durante as primeiras 24 horas.

C

Manifestações inespecíficas: cefaleia, mal-estar, náuseas e dor abdominal, muitas vezes associada ou antecedendo o aparecimento de sangramentos.

D

Manifestações hemorrágicas: gengivorragia, equimoses de aparecimento espontâneo ou provocado por traumatismo/ venopunção, epistaxe e hemorragias de maior gravidade como hematúria, hematêmese, hemoptise e hemorragia intracraniana.