Imagem de fundo

Transplantes compostos envolvem vários tecidos, geralmente incluindo a pele e tecidos m...

Transplantes compostos envolvem vários tecidos, geralmente incluindo a pele e tecidos moles e, às vezes, estruturas musculoesqueléticas. Muitos desses procedimentos são atualmente possíveis por causa dos avanços na terapia imunossupressora. Contudo, os procedimentos são eticamente controversos porque normalmente não prolongam a vida, são muito caros, consomem muitos recursos e podem causar morbidade e mortalidade em decorrência de infecções. Sobre o tema marque o item INCORRETO:

A

Os primeiros transplantes compostos bemsucedidos foram transplantes de mão. Desde então, talvez até 10 estruturas diferentes foram substituídas em mais de 150 pacientes, com diferentes taxas de sucesso funcional.

B

O primeiro transplante de mão foi feito em 1998. Desde então, transplantes duplos de mão e membro superior foram feitos. A recuperação da função da mão varia significativamente; alguns receptores recuperam função e sensibilidade suficientes para fazer atividades diárias.

C

Os bancos de tecidos são especializados no processamento e na conservação de enxertos de tecidos, tais como pele, osso, cartilagem, tendão, córneas, valvas etc., doados para transplantes alógenos (a parte é doada por outra pessoa), fornecendo tecidos de alta qualidade técnica e seguros para transplante.

D

O uso clínico de homoenxertos de valvas cardíacas é pouco utilizado como técnica cirúrgica para várias doenças cardiovasculares. Os homoenxertos obtidos da valva aórtica raramente são utilizados em doenças como destruição valvar, endocardite e estenose congênita do ventrículo esquerdo; quando obtidos da valva pulmonar são indicados para a correção da regurgitação ventricular direita, durante a cirurgia de “Ross” e homoenxertos da valva mitral.