Imagem de fundo

Uma paciente de 46 anos de idade foi submetida a uma avaliação geral de saúde devido à ...

Uma paciente de 46 anos de idade foi submetida a uma avaliação geral de saúde devido à queixa de fraqueza e fadiga frequentes. Nega comorbidades prévias, alcoolismo, tabagismo e uso de drogas ilícitas. Ao exame físico, não apresentava alterações dignas de nota. À avaliação laboratorial, foi evidenciado cálcio sérico de 12,1 mg/dL (8,4 a 10,4 mg/dL), fosfato sérico de 1,8 mL/dL (2,5 a 4,8 mg/dL) e cloreto sérico de 104 mmol/L. O hemograma, o restante da avaliação laboratorial, o EAS, a radiografia de tórax e o eletrocardiograma de doze derivações vieram normais.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

A
O diagnóstico da paciente é doença de Paget e a confirmação diagnóstica pode ser realizada pela presença de PTHi sérico reduzido.
B
É importante solicitar uma amostra de urina de 24 horas e, em caso de baixa concentração de cálcio urinário, pensar na hipótese de hipercalcemia hipocalciúrica familiar benigna (HHFB) e indicar paratireoidectomia.
C
A paratireoidectomia é o melhor tratamento para a paciente e deverá ser realizada quando seu nível sérico de cálcio atingir 15 mg/dL.
D
As glândulas paratireoides estão situadas na face posterior da tireoide, não sendo recomendados os exames de imagem para localização pré-operatória.
E
Na presença de PTH elevado e na ausência de padrão familiar de hipercalcemia, estão indicadas a localização e a exploração cirúrgica das paratireoides.