Medicina Especialidade Cirurgias Cirurgia Vascular

Os grandes traumas da vasculatura abdominal se apresentam clinicamente como hemorragia intraperitoneal livre ou como hematoma retroperitoneal contido. A maioria dos pacientes com trauma abdominal de grandes vasos apresenta-se como um hematoma retroperitoneal contido ou, pelo menos, parcialmente contido. A localização de um hematoma retroperitoneal e o mecanismo de lesão orientam a decisão de explorar o hematoma. Sobre a exploração do hematoma retroperitoneal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um hematoma retroperitoneal pélvico (zona 3) secundário ao trauma penetrante obriga a exploração em função da probabilidade de lesão do vaso ilíaco.

( ) Qualquer hematoma na zona 1 (linha média) demanda exploração no trauma penetrante ou fechado por causa da alta probabilidade de lesões vasculares nessa área.

( ) Um hematoma na zona 2 (espaço perinéfrico) é o resultado de lesão de vasos renais ou do parênquima, e sua exploração é obrigatória no trauma contuso para avaliar e reparar possíveis lesões.

( ) Os hematomas da zona 3 resultantes de trauma fechado são, geralmente, associados a fraturas pélvicas, e não são explorados devido ao tratamento efetivo desse tipo de sangramento ser baseado não no controle operatório, mas na fixação externa ou embolização angiográfica.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, F, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, V, F.