Imagem de fundo

Os grandes traumas da vasculatura abdominal se apresentam clinicamente como hemorragia ...

Os grandes traumas da vasculatura abdominal se apresentam clinicamente como hemorragia intraperitoneal livre ou como hematoma retroperitoneal contido. A maioria dos pacientes com trauma abdominal de grandes vasos apresenta-se como um hematoma retroperitoneal contido ou, pelo menos, parcialmente contido. A localização de um hematoma retroperitoneal e o mecanismo de lesão orientam a decisão de explorar o hematoma. Sobre a exploração do hematoma retroperitoneal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um hematoma retroperitoneal pélvico (zona 3) secundário ao trauma penetrante obriga a exploração em função da probabilidade de lesão do vaso ilíaco.

( ) Qualquer hematoma na zona 1 (linha média) demanda exploração no trauma penetrante ou fechado por causa da alta probabilidade de lesões vasculares nessa área.

( ) Um hematoma na zona 2 (espaço perinéfrico) é o resultado de lesão de vasos renais ou do parênquima, e sua exploração é obrigatória no trauma contuso para avaliar e reparar possíveis lesões.

( ) Os hematomas da zona 3 resultantes de trauma fechado são, geralmente, associados a fraturas pélvicas, e não são explorados devido ao tratamento efetivo desse tipo de sangramento ser baseado não no controle operatório, mas na fixação externa ou embolização angiográfica.

A sequência está correta em

A
V, V, V, V.
B
V, V, F, V.
C
F, V, F, V.
D
V, F, V, F.