Imagem de fundo

A maioria dos grandes Aneurismas Abdominais de Aorta (AAAs) são identificados ao exame ...

A maioria dos grandes Aneurismas Abdominais de Aorta (AAAs) são identificados ao exame físico em pacientes magros ou de estatura normal. Um AAA pode ser detectado como uma massa abdominal firme e pulsátil, na qual o espaço entre as duas mãos posicionadas de cada lado da lesão se amplia a cada sístole. Sobre o diagnóstico do AAA, é INCORRETO afirmar que
A
a radiografia simples do abdômen ou da coluna lombar pode evidenciar, em 70% dos casos, o padrão característico de calcificação em “casca de ovo”.
B
as estruturas retroperitoneal e intraperitoneal adjacentes não são facilmente identificadas a TC, sendo necessária, em alguns casos, a realização da RNM.
C
a Tomografia Computadorizada (TC) é o teste mais preciso para investigar os AAAs; pode identificar a extensão proximal e distal do aneurisma, incluindo a porção torácica.
D
o ultrassom abdominal é o teste não invasivo mais amplamente usado para detecção de AAAs, pois fornece detalhes estruturais da parede do vaso e das placas ateroscleróticas, além de medir com precisão o tamanho do aneurisma no sentido longitudinal e em cortes transversais.