Imagem de fundo

As placas ateroscleróticas produzem alterações locais e distais de fluxo e pressão, que...

As placas ateroscleróticas produzem alterações locais e distais de fluxo e pressão, que podem ser medidas por vários métodos não invasivos. Na prática clínica, o laboratório vascular não invasivo fornece uma combinação de medidas fisiológicas e mapeamento das lesões após o procedimento. Sobre os métodos diagnósticos na doença oclusiva arterial periférica, é INCORRETO afirmar que
A
a causa mais comum de erro no ITB é o falso resultado, devido a calcificações vasculares extensas, como é comum nos diabéticos e pacientes com insuficiência renal crônica.
B
a pressão no tornozelo varia de acordo com a pressão aórtica central; é normalmente comparada com a pressão da artéria braquial, obtendo-se um índice (Índice Tornozelo-Braço – ITB).
C
o ITB é bastante reprodutível no paciente e, portanto, é muito útil para a vigilância longitudinal no paciente com doença obstrutiva. Em pessoas normais, em repouso, o ITB é discretamente maior que um (1,0 a 1,2).
D
medidas segmentares da pressão não podem ser utilizadas no membro inferior para localizar e graduar as lesões hemodinamicamente significativas, assim como quantificar o grau de obstrução circulatória, sendo necessário duplex scan para esse fim.