Imagem de fundo

Uma paciente de sessenta anos de idade foi ao pronto‐socorro com queixa de dor ab...

Uma paciente de sessenta anos de idade foi ao pronto‐socorro com queixa de dor abdominal associada à distensão abdominal difusa, vômitos e diminuição da eliminação de flatos. Não evacuava há quatro dias. Ao exame físico, apresentou‐se em regular estado geral e desidratada. A frequência cardíaca era de 90 batimentos por minuto. O abdome encontrava‐se distendido, doloroso difusamente à palpação profunda e sem sinais de peritonite. Apresentava ainda cicatriz de laparotomia mediana em região infraumbilical por histerectomia realizada há cinco anos. Presença de hérnia femoral à direita, dolorosa e não redutível. Foi realizado toque retal, que mostrou ausência de fezes em ampola retal. Radiografias de abdome na posição em pé e deitada apresentavam sinal de empilhamento de moeda e presença de níveis hidroaéreos, sem outras alterações. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
A
A paciente apresenta um quadro de abdome agudo obstrutivo por bridas e seu tratamento deve ser realizado com jejum, hidratação, analgesia, uma sonda nasogástrica e observação do débito por 48 horas para resolução do quadro de obstrução.
B
A paciente apresenta um quadro de abdome agudo obstrutivo por bridas, sendo o tratamento de escolha a realização de laparotomia exploradora para lise de bridas.
C
A paciente apresenta um abdome agudo obstrutivo por hérnia femoral e deve realizar uma laparotomia exploradora para redução dessa hérnia.
D
A paciente apresenta um abdome agudo obstrutivo por hérnia femoral encarcerada que deve ser tratado por meio da redução do conteúdo herniário.
E
A paciente apresenta um quadro de abdome agudo obstrutivo por hérnia encarcerada e deve ser tratada por meio de inguinotomia exploradora à direita.