Imagem de fundo

A avaliação neurológica simplificada na hanseníase adotada no Brasil, envolve a avaliaç...

A avaliação neurológica simplificada na hanseníase adotada no Brasil, envolve a avaliação de nervos e serve de subsídio para a determinação do grau de incapacidade, que é um importante achado clínico funcional do paciente e indicador epidemiológico. Quanto a interpretação do Grau de Incapacidade na hanseníase, assinale a afirmativa correta.

A

A presença de mal perfurante plantar está associada ao Grau II de incapacidade.

B

O espessamento do nervo tibial posterior, sem alteração de sensibilidade plantar, está associado ao Grau I de incapacidade.

C

Nas mãos, o Grau I de Incapacidade é definido por diminuição da força muscular das mãos sem deficiências visíveis sem alteração da sensibilidade.

D

Alta taxa de detecção de casos com Grau II de incapacidade no momento do diagnóstico indica que, em determinada região, os casos de hanseníase estão sendo diagnosticados precocemente.

E

O Grau de Incapacidade zero indica que nas mãos e pés a força muscular está preservada, e na sensibilidade palmar e plantar sente o monofilamento 10g (laranja) ou sente o mais leve toque da ponta de caneta esferográfica.