Imagem de fundo

A epidemiologia se dedica, no campo da saúde coletiva, a estudar e fornecer bases cient...

1
Q1021515
Teclas de Atalhos
Compartilhar
A epidemiologia se dedica, no campo da saúde coletiva, a estudar e fornecer bases científicas para a produção de equidade em saúde e melhora da qualidade de vida, além de identificar situações que tragam risco ou aumentem a vulnerabilidade aos agravos à saúde. Não obstante, também avalia a efetividade de programas, produtos e práticas na promoção, proteção e recuperação da saúde, apresentando uma série de dimensões nas quais as questões éticas estão presentes. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.
A
As relações entre ética e epidemiologia limitam‐se às considerações dos aspectos éticos relacionados com a prática de pesquisa em seres humanos.
B
Na produção dos conhecimentos epidemiológicos, são importantes os problemas relativos à ética nas pesquisas que envolvem seres humanos e o significado social do risco e da vulnerabilidade.
C
As pesquisas epidemiológicas estão mais sujeitas a situações nas quais o limite entre humano e inumano possa ser ultrapassado.
D
Quando as decisões tomadas em políticas públicas de saúde são baseadas em estudos epidemiológicos, são suprimidas as questões de cunho ético.
E
Por questões éticas, os interesses coletivos sempre se sobrepõem, e não se opõem, aos interesses individuais no âmbito da vigilância epidemiológica.