Nas lesões punctórias observa-se que, se o instrumento for cilíndrico ou cilindro-cônico, não diminuto, mas com maior diâmetro,
a ação ocorre por meio de pressão e deslizamento sobre a pele ou tecido dos órgãos, sendo que as lesões apresentam, entre outras características, margens lisas e regulares, e existência freqüente da cauda de escoriação ou de saída.
ocorrerá um afastamento maior dos tecidos e, em razão das linhas de tensão da pele, assumirá a conformação de um ferimento produzido por um instrumento perfurante de dois gumes.
atua inicialmente por pressão de uma superfície para em seguida perfurar a região atingida, sendo as lesões típicas dos projéteis de arma de fogo, com exclusão de outros instrumentos como a ponta de um guarda-chuva ou de um picador de gelo.
ocorrerão lesões graves que se apresentam, ou se caracterizam, como dilacerantes, contuso-dilacerantes, pérfuro-dilacerantes ou corto-dilacerantes, porque o instrumento é dilacerante.
em certas regiões onde há cruzamento de fibrilas, o afastamento das bordas da lesão, assume o aspecto de seta, de triângulo, ou mesmo de quadrilátero em conformidade com a Lei de Filhós.