Questão 894449 - Médico Legista/Necrotomista

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Medicina Medicina Legal Médico Legista/Necrotomista

Quanto à lesão celular, morte celular, inflamação e readaptação, é correto afirmar que:
  • A. A privação do oxigênio celular (hipóxia) também pode ser chamada de isquemia. A hipóxia/isquemia é a perda do suprimento sanguíneo por redução do fluxo arterial ou da drenagem do tecido afetado. O resultado da lesão depende da intensidade da falta de oferta do substrato metabólico. As células podem se adaptar ou morrer (necrose).
  • B. Estresses fisiológicos excessivos ou estímulos patológicos levam a célula normal a respostas adaptativas. Se os limites da resposta forem ultrapassados, ou quando a adaptação é impossível, observamos a lesão celular (reversível, irreversível e morte celular).
  • C. O termo necrose refere-se a um espectro de alterações morfológicas que sucedem a lesão celular devido à ação degradativa sobre a célula lesada. Conforme comumente referida, a necrose pode ser uma condição funcionalmente reversível, tornando-se uma célula atrófica ou metabolicamente disfuncional.
  • D. A inflamação aguda é uma resposta imediata a um agente nocivo e apresenta três componentes: (1) alteração do calibre vascular; (2) alteração da microvasculatura; e (3) emigração dos leucócitos. Nesse contexto, observamos a formação do transudato, um líquido edematoso com alto nível de proteína.
  • E. A cicatrização por primeira intenção (ferida de bordas opostas) é um processo reparador mais complicado. O denominador comum é o preenchimento de um grande defeito tecidual, gerando a contração da área da ferida e impossibilitando recompor a arquitetura original.