Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Quanto ao sofrimento psíquico e à psicopatologia do trabalho, assinale a opção correta.
  • A. As concepções teóricas das nosologias psiquiátricas, oriundas da medicina ocupacional, fundamentam a psicopatologia do trabalho na medida em que esta enfatiza o papel da autodefesa do trabalhador como mecanismo de manutenção do seu equilíbrio psíquico.
  • B. Constitui quadro de transtorno orgânico de personalidade caso de trabalhador que, em seu ambiente do trabalho, reporte sentimentos de insatisfação e ansiedade derivados da falta de realização profissional e concomitantes a doença, lesão ou disfunção cerebral.
  • C. Considerações relativas à carreira, à carga e ao ritmo de trabalho, e ao ambiente social e técnico do trabalho constituem percepções subjetivas do trabalhador acerca de fatores da organização do trabalho.
  • D. Resposta ao estresse ocupacional crônico caracterizada por desmotivação ou desinteresse, mal estar interno ou insatisfação ocupacional são sintomas associados ao alcoolismo crônico.
  • E. Determinadas situações relacionadas ao mercado de trabalho, como, por exemplo, a falta de prestígio de algumas profissões, implicam o consumo de bebida alcoólica por trabalhadores. Entretanto, o consumo patológico dessas bebidas não está relacionado aos casos de indivíduos em situação de desemprego.