Imagem de fundo

O supervisor de determinado setor de uma empresa estabeleceu metas diárias, semanais e ...

O supervisor de determinado setor de uma empresa estabeleceu metas diárias, semanais e mensais de produção para os seus subordinados, tomando como parâmetro a média produtiva correspondente a cada uma das tarefas designadas.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta acerca de ergonomia.

A

O procedimento do supervisor está de acordo com o que se propõe em ergonomia, a qual prevê a elaboração de um planejamento que considere a adoção da média da produção como parâmetro para a definição dos postos de trabalho e dos procedimentos operacionais.

B

O supervisor deve considerar as tarefas que os trabalhadores realizam não apenas como uma lista de regras e de procedimentos de aspectos ambientais, de características dos postos de trabalho e das ferramentas de trabalho, mas também no que diz respeito aos aspectos que modulam essas tarefas.

C

A conduta do supervisor estará em conformidade com o que propõe a ergonomia, caso seja realizada perícia prévia para verificar a adequação do trabalho às normas da legislação de ergonomia, de acordo com um checklist.

D

Caso a equipe de trabalhadores seja homogênea, o procedimento adotado pelo supervisor estará em conformidade com o que é recomendado em ergonomia.

E

Para evitar adoecimentos e manter a produtividade da equipe de trabalho, é suficiente que o supervisor considere as características individuais de cada trabalhador e as compare com as dos demais.