Medicina Especialidade Neurologia

As questões 48 e 49 referem-se ao caso abaixo: Paciente de 42 anos, sexo feminino, sem antecedentes mórbidos, vem apresentando cefaleia progressiva, nucal, matinal, de forte intensidade, há 30 dias, associada a náuseas e vômitos. Admitido no Pronto Socorro encontrava-se: sonolenta, confusa, edema de papila bilateral, isocórica, rigidez de nuca terminal, força muscular normal, reflexos superficiais e profundos normais.

Assinale a alternativa correta com base no texto acima.

  • A.

    O quadro clínico apresentado é bastante sugestivo de aneurisma cerebral roto, sendo a CT de crânio o primeiro exame a ser solicitado.

  • B.

    O quadro clínico apresentado é bastante sugestivo de processo infeccioso meningeo viral, já que a paciente não apresentou febre.

  • C.

    Diante deste quadro, a primeira conduta a ser tomada seria intubação endotraqueal, hiperventilação, manitol a 20%, na dose de 1g/kg em bolus, e imediatamente em seguida, providenciar uma angiografia para estudo dos quatro vasos.

  • D.

    O quadro clínico apresentado é bastante sugestivo de hipertensão intracraniana, e sendo a paciente do sexo feminino, deve-se suspeitar de trombose de seio venoso cerebral.