Medicina Especialidade Oncologia (Cancerologia Clínica)

Um lactente de 9 meses de idade, sexo masculino, a termo, com peso adequado e calendário vacinal em dia, há dois dias, apresentava febre alta, inapetência, vômitos e irritabilidade, sem sintomas respiratórios. Há algumas horas, apresentou episódio de cianose periférica e hipotonia, e foi verificada temperatura axilar de 38,7 °C. No momento da consulta, apresentava-se afebril, hipocorado, hipoativo, taquicárdico, com mucosas secas e turgor da pele diminuído; sem sinais de desconforto respiratório, peritonismo ou meningismo; oroscopia e otoscopia normais, bem como a ausculta torácica. Diante de quadro de desidratação e febre sem foco ao exame físico, foram realizados hemograma, hemocultura, exame qualitativo de urina e urocultura coletados por cateterismo vesical. O hemograma evidenciou leucocitose com desvio à esquerda, e a análise de urina mostrou presença de 40 piócitos por campo, além de cilindros piocitários, nitrito positivo e Ph alcalino.

Com base na hipótese clínica apresentada, e a respeito das infecções do trato urinário na infância, julgue os itens a seguir.

O método de coleta de jato médio com urocultura mostrando mais de 100.000 UfC/mL confirma ITU; na coleta por sondagem vesical, o diagnóstico se dá quando o número de UfC/mL é > 50.000.
  • C. Certo
  • E. Errado