Medicina Especialidade Ortopedia

Sobre os tumores ósseos primários que acometem principalmente crianças e adolescentes e possuem grande potencial de cura, mesmo quando malignos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O sarcoma de Ewing predomina em crianças entre 5 e 15 anos. Acomete, principalmente, a diáfise de ossos longos, sendo mais comum a diáfise da fíbula, seguida pelo fêmur e ulna. O paciente apresenta dor, tumefação local e pode ter sintomas constitucionais.

( ) Radiografia demonstrando lesão permeativa, salpicada, com aspecto em “roído de traças” é característica do sarcoma de Ewing. Ocorre predomínio de áreas líticas sobre as blásticas e reação periosteal, podendo confundir-se com osteomielite.

( ) O condrossarcoma predomina nos ossos da pelve, fêmur proximal, tíbia e úmero. Aparece na radiografia como expansão medular do osso, espessamento da cortical e irregularidade endosteal. O tratamento é exclusivamente cirúrgico.

( ) O osteossarcoma é o sarcoma ósseo mais comum. Pode ser secundário à doença de Paget óssea. Acomete, geralmente, a metáfise dos ossos longos, sendo mais comum na tíbia distal e fêmur proximal. A fosfatase alcalina encontra-se elevada. A radiografia evidencia imagem em “raio de sol”.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, V.
  • B. F, V, F, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, V, F.