Imagem de fundo

As glândulas salivares maiores e menores são com frequência sede de doenças que podem m...

As glândulas salivares maiores e menores são com frequência sede de doenças que podem manifestar-se clinicamente por aumento de volume e distúrbios secretórios. Sobre as parotidites, em geral, assinale a afirmativa correta.
A
Na parotidite epidêmica por caxumba, a glândula parótida aumentada propicia, à palpação, aspecto amolecido e, apesar de se apresentar mais aquecida, não se observa, em geral, eritema.
B
A localização mais comum do adenoma pleomórfico é no palato duro, próximo ao palato mole e no interior da glândula parótida. Apresenta sintomatologia dolorosa, fixação aos planos profundos e paralisia do facial, no caso da parótida.
C
A parotidite recorrente caracteriza-se por súbita tumefação uni ou bilateral da parótida, sendo que as submandibulares nunca são envolvidas. Pode durar dias ou meses, apresentando períodos de remissão e de exacerbação.
D
A sialolitíase é mais comum na glândula parótida, aproximadamente em 80% dos casos, ocorrendo na submandibular em cerca de 20% e na sublingual em menos de 1%. É comum o cálculo ser expelido espontaneamente pela pressão que a saliva retida exerce, deslocando-o, desobstruindo o ducto, diminuindo a dor e o volume desta estrutura.