Medicina Especialidade Otorrinolaringologia

A manifestação clínica comum das parotidites e o desconhecimento da etiopatogenia da maioria dessas condições fazem com que as classificações existentes variem de autor para autor. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Na parotidite por caxumba, o portador da doença é contagioso a partir de um dia antes da eclosão da sintomatologia, até o 14º dia após o desaparecimento total dos sinais e sintomas.

II. O Streptococcus aureus e o Streptococcus viridans são as bactérias mais comumente isoladas de pacientes com parotidite aguda supurativa. Micro-organismos Gram-negativos são, também, frequentemente encontrados.

III. O diagnóstico da parotidite crônica é clínico e o tratamento segue as mesmas bases da forma aguda, mas o prognóstico é bem menos favorável.

IV. A sialometaplasia necrosante é uma lesão benigna de caráter inflamatório, que envolve as glândulas salivares maiores do palato, tendo sido recentemente individualizada. O aspecto clínico pode ser uma tumoração ou lesão ulcerada no palato.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.