Imagem de fundo

Um lactente do sexo masculino, com 12 meses, proveniente de uma comunidade carente, apr...

Um lactente do sexo masculino, com 12 meses, proveniente de uma comunidade carente, apresenta a seguinte história clínica: nasceu pesando 3,2 kg e a mãe o amamentou exclusivamente por 10 dias, quando passou a fazer uso de leite de vaca diluído ao meio e açúcar; o desmame ocorreu 20 dias depois; aos 3 meses, além do leite artificial, passou a receber papinhas com legumes ricos em carboidratos duas vezes ao dia, sem nenhuma complementação vitamínica; no segundo semestre de vida, a alimentação constou de leite de vaca integral e alimentos sólidos ricos em carboidratos, carne vermelha e branca quatro vezes por semana e leguminosas, porém em quantidade reduzida. No momento da consulta, a criança pesou 6 kg e mediu 65 cm, ambos abaixo do percentil 5 para a idade na curva de crescimento. O peso para altura também se situou abaixo do percentil 5 da curva. A pele era seca e fria, os cabelos finos e quebradiços, e o paciente, que estava emagrecido e pálido, com aspecto senil, pouco interagia com sua mãe e tinha dificuldade para alimentar-se. Dados: NCHS, percentil 50 para peso/idade: 10,3 kg; percentil 50 para comprimento/idade: 75 cm.

Acerca do processo desnutricional que acometeu a criança referida no caso clínico descrito, assinale a opção correta.

A

O lactente em questão é portador de desnutrição grave ou de terceiro grau, segundo o critério de classificação de Gomez.

B

O referido lactente é portador de kwashiorkor-marasmático, segundo a classificação de Wellcome.

C

A albumina e o potássio séricos do paciente provavelmente estão diminuídos.

D

A dietoterapia inicialmente deve incluir alimentos de elevada densidade calórica e ricos em lactose, como leite de vaca integral, e de 5 g/kg a 8 g/kg de proteínas de origem vegetal.