Medicina Especialidade Pediatria

Paciente com dois anos e meio de idade foi internado com quadro pneumônico, ocasião em que foi iniciado tratamento empírico para a faixa etária. A febre e a tosse mantiveram-se por mais de duas semanas, período em que imagem radiológica permaneceu inalterada e houve, ainda, perda de peso e sudorese. Na história epidemiológica, havia relato de um avô com tosse crônica que residia na mesma casa. Além do paciente, a família é constituída de seu avô paterno e de três irmãos: um menino de cinco anos de idade, uma menina de quatro anos de idade e outro de doze anos de idade. Todos os seus três irmãos eram assintomáticos respiratórios. O cartão vacinal da criança estava atualizado e ela apresentava cicatriz de BCG.

Considerando esse caso clínico e as diretrizes do Ministério da Saúde para o manejo da doença apresentada pelo paciente, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico da doença apresentada por esse paciente é pelo sistema de escore validado pelo Ministério da Saúde, sendo permitido iniciar o tratamento se forem encontrados quarenta pontos.
  • C. Certo
  • E. Errado