Imagem de fundo

A principal característica fisiopatogênica da asma é a inflamação brônquica, resultante...

A principal característica fisiopatogênica da asma é a inflamação brônquica, resultante de um amplo e complexo espectro de interações entre células inflamatórias, mediadores e células estruturais das vias aéreas. Essa característica está presente em todos os pacientes asmáticos, inclusive naqueles com asma de início recente, nas formas leves da doença, e mesmo entre os assintomáticos. A respeito da asma, avalie as assertivas que seguem:

I. A anamnese cuidadosa é importante para a identificação da exposição a alérgenos relacionados com a asma. A sensibilização alérgica pode ser confirmada através de provas in vivo (testes cutâneos) ou in vitro (determinação de concentração sanguínea de IgE específica).

II. O pico de fluxo expiratório confirma o diagnóstico de asma. A variação noturna do PFE pode ser utilizada para se documentar a obstrução do fluxo aéreo.

III. Por meio de seus mediadores, as células causam lesões e alterações na integridade epitelial, anormalidades no controle neural autonômico (substância P, neurocinina A) e no tônus da via aérea, alterações na permeabilidade vascular, hipersecreção de muco, mudanças na função mucociliar e aumento da reatividade do músculo liso da via aérea.

IV. A resposta inflamatória alérgica é iniciada pela interação de alérgenos ambientais com algumas células que têm como função apresentá-los ao sistema imunológico, mais especificamente os linfócitos Th2.

Está(ão) CORRETA(S):

A

Apenas as assertivas I e II.

B

Apenas as assertivas I, III e IV.

C

Apenas as assertivas II e III.

D

Apenas as assertivas I, II e III.

E

Apenas as assertivas II, III e IV.