Imagem de fundo

Paciente de 34 anos apresenta dispnéia aos esforços há alguns meses. Procurou assistênc...

Paciente de 34 anos apresenta dispnéia aos esforços há alguns meses. Procurou assistência médica em sua cidade e foram afastados Asma e DPOC. Tabagista de 10 cigarros ao dia por 10 anos, abstemia há oito meses. Apresentou TEP há um ano e foi devidamente tratada. Há três semanas observa edemas em MMII. A mãe faleceu de Embolia pulmonar associada à neoplasia de mama. Ao exame: FR: 24inc/min, FC:90 bpm, PA: 100x70mmhg, IMC: 30 kgm2. Bulhas regulares, MVBD sem RA, edemas +/4+ em tornozelos. Raio-x de tórax com questionável aumento do ventrículo direito. TC de tórax com perfusão em mosaico em pulmão esquerdo, trombos excêntricos bilaterais e alargamento do tronco da artéria pulmonar esquerda. Ecocardiograma com PSAP: 70mmhg. Sobre esse caso, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A anticoagulação permanente é medida de profilaxia controversa.

( ) A cintilografia pulmonar normal afasta o diagnóstico de TEP crônico.

( ) A história prévia de neoplasia curada é contraindicação ao procedimento cirúrgico específico ao caso acima.

( ) O ultimo episodio tromboembólico há mais de 90 dias e arteriografia com trombos abordáveis cirurgicamente são algumas das indicações para tromboendarterectomia.

( ) A pesquisa de trombofilias é adequada na identificação de fatores predisponentes que possam estar alterados, contribuindo para embolias de repetição em pacientes anticoagulados.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

A
V F F F V
B
V V F F F
C
F F V V F
D
F V F V V
E
F F V V V