Imagem de fundo

No que concerne às demências, é correto afirmar:

No que concerne às demências, é correto afirmar:

A

Assim como a coréia de Huntington, o parkinsonismo é uma doença dos gânglios da base, comumente associada à demência e à depressão. Estima-se que 20 a 30% dos pacientes com essa condição tenham demência, e 30 a 40% comprometimento mensurável em capacidades cognitivas.

B

A coréia de Huntington é classicamente associada ao desenvolvimento de demência do tipo subcortical, caracterizado por mais disfunções da linguagem e menos anormalidades motoras do que no tipo cortical.

C

A infecção por HIV geralmente leva à demência. Os pacientes infectados apresentam taxa anual de demência de aproximadamente 35%. O desenvolvimento de demência nesses casos acompanha o surgimento de anormalidades parenquimais em ressonâncias magnéticas.

D

A doença de Pick constitui aproximadamente 5% de todas as demências irreversíveis e caracteriza-se pela preponderância de atrofia nas regiões fronto-temporais. Aspectos da síndrome de Klüver-Bucy (como hipersexualidade, placidez e hiperoralidade) são muito menos comuns na doença de Pick do que na de Alzheimer.

E

A doença de Binswanger é também conhecida como encefalopatia arteriosclerótica cortical e caracteriza-se pela presença de múltiplos infartos pequenos na substância branca, que não poupam as regiões corticais.