Imagem de fundo

No que diz respeito aos problemas relacionados a abuso e negligência, é correto conclui...

No que diz respeito aos problemas relacionados a abuso e negligência, é correto concluir:

A

O perpetrador de abuso físico costuma ser com mais freqüência o pai e não a mãe. Um destes é o espancador ativo, e o outro aceita o espancamento com passividade. Segundo relatos, a idade média de uma mãe que maltrata seus filhos é de 26 anos; a do pai, 30 anos.

B

O DSM-IV-TR especifica seis problemas relacionados a abuso e negligência: (1) abuso físico da criança; (2) negligência da criança; (3) abuso físico do adulto; (4) negligência do adulto; (5) abuso físico do idoso; e (6) negligência do idoso.

C

Mais de 50% de todas as crianças que sofrem abuso e negligência nasceram de forma prematura ou tiveram baixo peso neonatal. A maioria dos maus-tratos de crianças é perpetrada pelos pais (75%), por outros parentes (15%) ou por um cuidador (10%).

D

A gravidez costuma ser um período de baixo risco para espancamento; menos de 5% das mulheres são fisicamente maltratadas enquanto grávidas, contudo, nestas, o abuso em geral resulta em defeitos de nascimento.

E

Estima-se que 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofram abusos. Com freqüência, as vítimas vivem com seus agressores, que podem ser financeiramente dependentes da vítima. Tanto a vítima como o perpetrador tendem a negar ou minimizar a presença do abuso.