Imagem de fundo

No que refere aos transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente na in...

No que refere aos transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente na infância e na adolescência, segundo o CID-10, é correto afirmar:

A

Na ansiedade de separação há uma preocupação real sobre um possível dano acontecendo com as figuras de importante vinculação à criança. Entretanto, essa condição não gera sofrimento ou prejuízo.

B

O mutismo seletivo é uma condição caracterizada por uma seletividade marcante e emocionalmente determinada na fala, tal que a criança demonstra sua competência de linguagem em algumas situações, mas falha em outras. A criança possui nível normal de compreensão da linguagem e capacidade de se comunicar, falando normalmente em algumas situações e não em outras.

C

O transtorno desafiador de oposição é um tipo de transtorno de conduta definido pela presença de comportamento marcadamente desafiador, desobediente e provocativo, e pela ausência de atos antissociais ou agressivos mais graves, ocorrendo em adolescentes mais velhos.

D

Os transtornos hipercinéticos constituem um grupo de transtornos caracterizado por início tardio e uma combinação de comportamento hiperativo/impulsivo, associado a quadro de desatenção. Esse quadro não costuma levar a criança a apresentar propensão a acidentes, problemas disciplinares e insucessos escolares.

E

O transtorno de tiques vocais e motores múltiplos combinados, também chamado de Síndrome de Gilles de la Tourette, normalmente se inicia na vida adulta (acima dos 30 anos) e é constituído por múltiplos tiques motores (os primeiros a aparecer), seguido pelo desenvolvimento de tiques vocais (fônicos).