Medicina Especialidade Psiquiatria

Em relação à demência na doença de Alzheimer (DA), assinale a afirmativa correta.

  • A.

    A neuropatologia se caracteriza por arranjamentos amilóides de filamentos retilíneos com distribuição longitudinal e placas neuríticas (tipicamente positivas para Argento) de constituição neurofibrilar.

  • B.

    Em casos de inicio após os 75 anos, a evolução é mais rápida, a incidência é esporádica, tem pior prognóstico, e o comprometimento se dá mais nas funções de memória e praxia, com predominância de lesão no lobo frontal.

  • C.

    A instalação é em geral subaguda, de modo progressivo e rápido particularmente grave nos pacientes com Down que apresentam um risco de 2 a 3 vezes maior do que a população geral de desenvolvimento de DA.

  • D.

    Nos casos que se iniciam antes dos 65 anos, verifica-se uma maior incidência familiar, curso mais rápido e predominância de aspectos de dano de lobo occipital, incluindo agnosia e apraxia.

  • E.

    Os aspectos típicos de neuroimagem na doença de Alzheimer incluem a presença de hiperfluxo em áreas temporais mediais na comparação com voluntários normais. Além disso, com o advento dos anticolinesterásicos a demência na doença de Alzheimer tem se mostrado passível de reversão.