Questão 600712 - Psiquiatria
Concurso: Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul - RS (DPE/RS) 2013
Cargo: Analista de Saúde - Área Psiquiatria
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Medicina Especialidade Psiquiatria
Em relação ao retardo mental,
-
A.
a sua prevalência gira em torno de 5 a 7% da população, sendo que é difícil calcular sua incidência porque a condição, muitas vezes, não é reconhecida até a metade da infância, quando o caso é leve.
-
B.
na vida adulta, os tipos graves alcançam algum desenvolvimento motor e de fala, além de um autocuidado muito limitado, necessitando de cuidados de enfermagem.
-
C.
o tipo leve apresenta o quociente de inteligência entre 65-70, sendo que logo abaixo já pode ser classificado como moderado.
-
D.
são comuns a observação de prejuízos neurológicos, tais como alterações sensoriais, quadros convulsivos e alterações motoras. A incidência e gravidade das alterações neurológicas, em geral, aumentam em proporção direta ao grau de retardo.
-
E.
sua combinação com o espectro autista e a epilepsia é de 0,03% na população geral.