Questão 847410 - Psiquiatria

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Medicina Especialidade Psiquiatria

As drogas antipsicóticas estão associadas a eventos adversos, os quais contribuem para a má adesão do paciente ao tratamento. O sistema extrapiramidal é a parte do sistema nervoso central mais acometida. Sobre os transtornos dos movimentos induzidos por antipsicóticos, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. Distonia aguda são movimentos involuntários provocados por contrações ou espasmos musculares lentos e contidos, pode gerar torcicolo, trismo, deslocamento da mandíbula ou protusão da língua, sendo ainda dolorosa e assustadora.
  • B. Discinesia tardia caracteriza-se por movimentos anormais, irregulares, involuntários, coreoatetoides e repetitivos; os sintomas são exacerbados pelo estresse e desaparecem durante o sono, movimentos dos dedos das mãos e pés e movimentos periorais são os mais comuns.
  • C. Acatisia aguda é um transtorno do movimento caracterizado por sensação subjetiva de inquietude interna e irritabilidade ou disforia, que podem ser intensas, associado à sensação física e objetiva de desconforto e movimentos alternados dos pés ou balanço alternados das pernas quando sentado.
  • D. A síndrome neuroléptica maligna é considerada uma complicação muito grave que pode ocorrer a qualquer momento do tratamento, os sintomas motores podem incluir flacidez muscular, acinesia, mutismo, já os sintomas autonômicos incluem febre baixa, queda da pressão arterial, bradicardia e anidrose.