Imagem de fundo

Paciente do sexo masculino, com dezessete anos de idade, deu entrada no pronto-socorro ...

Paciente do sexo masculino, com dezessete anos de idade, deu entrada no pronto-socorro apresentando quadro de agitação psicomotora, alterações de comportamento e discurso desorganizado de conteúdo delirante. Segundo os seus pais, o jovem nunca havia apresentado episódio semelhante àquele, mas sempre tivera comportamento um pouco diferente dos colegas.

A melhor conduta a ser adotada para o paciente desse caso clínico é

A

realizar exames laboratoriais e de imagem, para excluir causas metabólicas ou endócrinas, tumores do sistema nervoso central, envenenamentos por metais pesados e intoxicação alcoólica ou por substâncias psicoativas.

B

diagnosticá-lo com esquizofrenia, pois ele já apresenta personalidade pré-mórbida e está na idade típica de primeiro surto psicótico; em seguida, deve-se dar-lhe alta, já que essa é uma doença crônica, com poucas possibilidades terapêuticas.

C

diagnosticá-lo com transtorno por uso de substâncias (TUS), pois é a principal causa da agitação psicomotora e dos sintomas psicóticos nessa faixa etária, e interná-lo para desintoxicação.

D

manter conduta expectante, pois o paciente está agitado e o tratamento será o mesmo independentemente do resultado dos exames.