Questão 924627 - Psiquiatria

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Medicina Especialidade Psiquiatria

Para alguns estudiosos, os maus-tratos na infância podem motivar doenças médico-sociais e assumir proporções epidêmicas na população mundial. A respeito de maus-tratos na infância e na adolescência, assinale a opção correta.
  • A. É fácil avaliar a extensão das consequências do abuso infantil, uma vez que esse tipo de violência é muito comum, antiga e bem estudada.
  • B. Não são comuns queixas somáticas como mal-estar, encoprese, enurese, dores abdominais, náuseas, vômitos, anorexia e bulimia quando a violência sexual não envolve penetração vaginal.
  • C. Crianças vítimas de abuso sexual normalmente não se sentem culpadas, pois elas sabem que o adulto deveria ser fonte de proteção, e não de ameaça; por isso, quando perguntadas, elas conseguem relatar o abuso sem medo de punição.
  • D. As consequências ou o grau de severidade dos efeitos de maus-tratos variam de acordo com certas condições, como idade da vítima, duração e frequência das agressões, grau de violência utilizado, diferença de idade e vínculo entre a vítima e o agressor.