Imagem de fundo

No que se refere a alterações do comportamento em vítimas de abuso físico e sexual na i...

No que se refere a alterações do comportamento em vítimas de abuso físico e sexual na infância e adolescência, assinale a opção correta.

A

Não existe relação entre sofrimento de abuso sexual na infância e transtornos da identidade sexual, se agressor e vítima forem de sexos opostos.

B

Comportamento sexual inadequado (gestos de cunho sexual com brinquedos, comportamento sedutor, conhecimento sexual inapropriado para a infância) não faz parte dos sintomas de crianças sexualmente abusadas, mesmo porque essas vítimas evitam brincadeiras e assuntos de conteúdo sexual.

C

De acordo com a classificação internacional de doenças 10.ª edição – CID 10 —, é condição fundamental para o diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático o aparecimento imediato (dentro de até quarenta e oito horas após o evento traumático) de sintomas de rememorização ou de revivência persistente do estressor, evitação, dificuldade para dormir e irritabilidade.

D

Disfunções sexuais como a falta ou a perda do desejo sexual, falha na resposta genital (impotência, orgasmo inibido, ejaculação precoce, vaginismo e dispareunia não orgânicos) e a ninfomania são transtornos que podem ser decorrentes de abuso sofrido na infância.