Medicina Especialidade Psiquiatria

Um homem de setenta anos de idade, cardíaco, portador de hipertensão arterial sistêmica (HAS), fora encaminhado para grupo de apoio coordenado por um médico e um psicólogo no centro de saúde próximo à sua casa. Desde o diagnóstico, faz atividade física regular sob supervisão e participa de rodas de conversa criadas pela vizinhança. Faz boa parte das atividades sem necessidade de auxílio. Em situações que exigem maiores esforços ou deslocamentos, sempre pode contar com os filhos ou mesmo com os netos: “Eles estão sempre comigo. Me sinto vivo. É muito importante sentir que sou querido e amado. Eles me dão o sentido de viver e continuar lutando!” (sic)

No que se refere a esse caso clínico, aos aspectos psicossociais da velhice e ao adoecimento no idoso, julgue os itens subsequentes.

A equipe de saúde envolvida nos cuidados deverá conhecer o contexto cultural e a singularidade do caso desse homem a fim de viabilizar a compreensão da doença e a postura ativa do paciente a respeito de seu tratamento e processo de reabilitação.
  • C. Certo
  • E. Errado