Medicina Especialidade Psiquiatria

Os transtornos alimentares são caracterizados por alterações na alimentação ou no comportamento alimentar que tragam prejuízos à saúde física e ao funcionamento psicossocial. Em relação à clínica dos transtornos alimentares, assinale a opção correta.
  • A. A compulsão alimentar, que pode estar presente em vários transtornos psiquiátricos, é caracterizada por dois aspectos principais: um episódio no qual ocorre a ingestão de grande quantidade de alimento em um período determinado de tempo e sensação de intensa culpa pelo ocorrido.
  • B. A bulimia nervosa ocorre frequentemente em indivíduos obesos e pode ter como complicação os distúrbios hidroeletrolíticos decorrentes dos comportamentos purgativos.
  • C. O transtorno de compulsão alimentar é caracterizado por episódios recorrentes de compulsão alimentar ocorrendo, em média, ao menos uma vez por semana durante três meses.
  • D. A anorexia nervosa costuma se iniciar antes da puberdade, e seu curso costuma ser crônico, com baixos índices de recuperação do padrão alimentar saudável.
  • E. As obsessões e os comportamentos compulsivos relacionados ao comportamento alimentar, quando presentes na anorexia nervosa, devem receber um diagnóstico adicional de transtorno obsessivo-compulsivo comórbido.